Seguidores

8 de junho de 2011

GUIAS E PROTETORES DA UMBANDA

Os médiuns de Umbanda, embora mantendo nomes de Orixás em seus cultos ou rituais, sem dúvida alguma não trabalham com eles, isto é, não se deixam envolver em suas vibrações, mas incorporando Guias e protetores que são espíritos que estiveram encarnados na terra. Aí a diferença básica entre a Umbanda e o Candomblé ou cultos de Nações, como são vulgarmente chamados.
GUIAS UMBANDISTAS
CABOCLOS: espíritos de índios e mestiços, notadamente os das tribos Tupi-Guarani; são silvícolas brasileiros que viveram antes e depois da descoberta do Brasil. Há certa analogia com Oxossi, orixá africano, dadas as características de ambientes: MATAS
PRETOS VELHOS: Espíritos de negros e negras que morreram à época do cativeiro.
ERES: Espíritos que mantém o psiquismo infantil e crianças brancas, negras e índias que morreram em tenra idade.
BAIANOS: Espíritos que quando encarnados, habitavam a Bahia ou nordeste do Brasil.
MARINHEIROS: pessoal que morreu nos mares ou eram marinheiros.
BOIADEIROS: Vaqueiros que trabalhavam nos sítios e fazendas, aí morrendo.
CIGANOS: Espíritos de ciganos, pertencentes as mais variadas tribos, que querem difundir suas crenças e costumes.
POVO D AGUA: Espíritos ainda envoltos em mistérios, pois raramente falam e emitem um canto triste e mavioso.
EXÚS: Entidade muito controvertida, uns acham que só trabalham para o mal. Não é verdade. Eles têm um senso de justiça muito apurado conhecem a magia e a usam bem. Tanto fazem o mal, como podem fazer o bem, depende muito da direção que o médium dá a essas entidades.
QUIUMBAS OU RABOS DE ENCRUZA: muitas vezes confundidos com Exú, são espíritos malfeitores, ladrões, bêbados que só fazem o mal e obsedam criaturas. São almas errantes, com a condição de serem maldosos.
EGUNS: espíritos de gente comum, tidas como sofredores, levianos, zombeteiros ou perturbados que não aceitaram ou não perceberam ainda a condição de falecidos e que se encostam a encarnados, transmitindo-lhes suas dores, idéias, doenças, sofrimentos físicos e morais que os vitimaram, vícios e outras perturbações, sem, entretanto, terem conhecimento disso. Normalmente depois de doutrinados e orientados, deixam a pessoa em paz e procuram o seu próprio crescimento espiritual, vindo, muitas vezes a auxiliar a própria pessoa que antes obsedavam.
 

 
NA TENDA DA CABOCLA MAROLA DO MAR

Chefe do Terreiro ( Eldeni) batendo a cabeça (Foto retirada do livro “ Com a Bandeira de Oxalá de Cristiana Tramonte)
Nosso ritual é Ameríndios com fundamentos Esotéricos.
O que isto significa?
Significa que nossos trabalhos se pautam pelo ritual Ameríndios que consiste na fusão de conhecimentos dos negros africanos com índios brasileiros. Os fundamentos esotéricos, vem da mudança que a Chefe do terreiro adotou, visando fortalecer e harmonizar as energias das giras.
Como faço para participar dos trabalhos?
☺ Como freqüentador você tem a liberdade de assistir a maioria dos trabalhos que são realizados semanalmente no terreiro. As sessões estão abertas a todos, seja para somente conhecer nossos trabalhos; ou para tomar passes, ou ainda conversar com as Entidades, bastando apenas retirar a ficha e aguardar sua vez.
☺Você pode contribuir para a manutenção da nossa Associação, tornando-se sócio contribuinte.
☺ Como médium visitante, se você quiser trabalhar com suas Entidades, há a necessidade de avisar antes do início dos trabalhos. Evite entrar no terreiro sem nos avisar e ficar sentado no banco da assistência, pois se durante os trabalhos sua Entidade incorporar, trará transtornos para o nosso trabalho, interrompendo a concentração e a harmonia; além de expor os demais freqüentadores ao risco de se machucarem com sua movimentação.
☺ Como médium que deseja fazer parte do Corpo Mediúnico do Terreiro você precisa em primeiro lugar falar com a chefe do terreiro e expor seu interesse. Você receberá as normas e regras do terreiro para ler com calma. Você assistirá no mínimo três giras diferente.
Se depois destes procedimentos você estiver mesmo decidido a participar dos trabalhos, deverá providenciar o uniforme branco, a Guia de Anjo de Guarda, e as ervas para o banho de descarga. E conversar com o Caboclo Lírio Branco, solicitando a ele a permissão para participar das giras.
Antes de todos os trabalhos você deverá tomar banho de descarga, ao chegar no terreiro acenda sua vela de Anjo de Guarda e faça suas orações, procurando entrar em sintonia com as Entidades que irão trabalhar.
Inicialmente você apenas fará parte da corrente mediúnica, procurando familiarizar-se com o ritual, após algumas giras, você será colocado na “roda”, ou seja, irá iniciar o seu desenvolvimento mediúnico. Você deverá bater sua cabeça no altar, dirigir-se para a firmeza do terreiro, ficar de pé, bem relaxado, procurando limpar a mente e se concentrando em um mar tranqüilo, um jardim florido, riachos, cachoeira ou qualquer outro elemento da natureza que te traga paz e tranqüilidade, a fim de facilitar a incorporação de seu Guia.
Os demais médiuns firmarão o ponto de desenvolvimento e cuidarão para que você não se machuque.
Este último procedimento se repetirá, até que o seu Guia de Frente, mostre a Linha a que pertence. Somente então será puxados os pontos da linha da Entidade.
O desenvolvimento durará até o Guia de Frente Cantar e Riscar o Ponto de Identificação dele. Somente após a confirmação do ponto pelo Caboclo Lírio Branco é que você dará espaço para que venham as Entidades das outras linhas e passará a prestar atendimento ao público.
Além de atender o público fazendo a caridade, o médium passará, no seu devido tempo, por diversas preparações e preceitos.
PREPARAÇÕES DO MÉDIUM DA ABTUCMM
 
AMACÍ
Preparação a ser feita enquanto o médium está em desenvolvimento. É a primeira preparação que se faz em um filho de fé.
MATERIAL
Þ 01 alguidar
Þ 01 pemba branca
Þ 01 toalha branca virgem
Þ defumador
ÞErvas para o preparo do amací. O amací pode ser feito com a erva do Guia do médium, ou com uma mistura de sete ervas. Fica ao critério do chefe do Terreiro.
O preparo do amací é feito pelo chefe do Terreiro, quando houver um Cambone Rei, este é quem preparará o amaci, seguindo orientação do chefe da Banda. A defumação tem que ser bem forte. De preferência feita com ervas secas.
Após o amací o médium deve ficar sete dias sem lavar o cabelo e de preceito. O preceito consiste em: não ingerir bebidas alcoólicas, evitar relações sexuais, não pegar nem sol nem sereno na cabeça e procurar elevar seus pensamentos a Deus e aos seus Guias.
O amací tem a finalidade de aproximar o Guia de Frente ao médium, é um preparo espiritual muito importante, pois o Guia de Frente do médium trabalha no Astral durante os sete dias, procurando harmonizar seus fluídos com o do seu filho, fortalecendo a coroa do médium. Daí o fato de cumprir rigorosamente o preceito para que o trabalho tenha êxito.
CRUZAMENTO
Segunda preparação do Filho de Fé. Só pode ser feita, após o Guia de Frente ter dado o seu ponto riscado e cantado.
MATERIAL
Þ Roupa virgem branca
Þ Pemba da cor do Guia de Frente,
Þ tábua
Þ ponteiro
Þ Fitas (sete cores)
Þ Velas (sete cores)
Þ Defumador (do Guia de Frente do Chefe do Terreiro e do Guia de Frente do médium).
O cruzamento tem a finalidade de preparar o médium para ser Chefe de Terreiro. Como o próprio nome diz, cruza o Guia de Frente do Médium com as demais Entidades do Médium, bem como com as Entidades da Banda onde o médium pertence. Após o cruzamento, o médium deve cumprir o preceito por quatorze dias.
BATISMO
Terceira preparação do médium. Continuando a preparação para Chefe de Terreiro, o Batismo é um ato simbólico, significando o batismo do médium de Umbanda.
Após o Batismo, o médium passa a ser um Pai ou Mãe pequeno, mudando sua maneira de bater a cabeça e sua posição na Banda, recebendo também um tratamento parecido com o do chefe do Terreiro.
Sete dias antes do batismo o médium acenderá uma vela de sete dias no terreiro e fará todas as oferendas no reino de cada Orixá.
O Batismo acontece quando o médium, após ter feito o amací e o cruzamento, tendo já firmeza com todos os seus Guias, trabalhando com entidades das 7 (sete) linhas, deseja ser Pai Pequeno ou Mãe Pequena.
O Pai ou Mãe pequeno pode abrir o seu próprio Centro de Umbanda e desenvolver filhos de fé, entretanto a única preparação que ele pode fazer nos médiuns é o amací, as demais preparações ele terá que levar para o seu Pai ou Mãe de Santo fazer, ou ele mesmo terminar sua preparação, se coroando Pai ou Mãe de Santo, ficando assim, apto para preparar seus próprios filhos de fé.
Até o Batismo, o médium se quiser, pode abandonar a Umbanda, após o batismo ele não deve jamais afastar-se dos trabalhos mediúnicos, sob pena de ter sérios problemas de ordem material e espiritual.
O Batismo é o compromisso que o médium assume consigo mesmo, com seus Guias e com as pessoas que o procuram para serem ajudadas. O médium só deve fazer o Batismo se estiver certo do que quer, pois é um passo muito importante e deve ser feito com convicção, fé e amor. Ao ser batizado na Umbanda, o médium se liga com o Astral, ficando assim comprometido até o fim de sua vida material.
 
MATERIAL
Þ Roupa virgem da cor do Guia de Frente;
Þ Defumador do Guia do Chefe do Terreiro e do Guia de Frente do médium;
Þ 01 tábua;
Þ 01 ponteiro;
Þ 03 pembas, 01 (uma) da cor do Guia do Chefe do Terreiro, 01 (uma ) da cor do Guia de Frente do médium e uma branca (de Oxalá).
Þ 07 velas uma para cada linha.
Þ Convidar padrinhos materiais; a madrinha deve dar de presente ao afilhado um cordão da cor do Guia de Frente, pois é ela que irá declarar (simbolicamente) que o médium passa a ser um Pai pequeno ou Mãe pequena. e uma vela de batismo. O padrinho deve ter nas mãos uma vela de batismo e uma espada de São Jorge com um laço de fita do cor do Guia de frente do médium;
Þ Padrinhos Espirituais. Podem estar incorporados ou não.
Þ O médium deve escrever um texto, falando da Umbanda e das Entidades que compartilham com ele esses momentos tão importantes.
Uma semana antes do batismo o médium deverá acender uma vela de 7 (sete) dias para o seu Guia de Frente e começar a fazer as oferendas.
OFERENDAS
Xangô - cachoeira Þ 01 vela marrom, 01 charuto e 01 cerveja preta.
Caboclo - Mata Þ 01 vela verde, 01 charuto e frutas. Antes de entrar nas matas o médium deve oferecer um pedaço de fumo de corda e uma vela branca para OBA a dona das matas.
Povo D àgua-Mar Þ 01 vela azul, 01 rosa branca e 01 champanhe
Erê - Jardim Þ 01 vela cor de rosa e um prato de doces.
Preto Velho - Engenho, canavial ou plantação de café Þ 01 vela branca e preta, fumo e vinho.
Ogum - Dique, estrada de ferro ou mar Þ 01 vela vermelha e branca, 01 charuto e cerveja amarela.
Oxalá - No Centro Þ 01 vela branca e um copo de água mineral.
Exú - encruzilhada, cemitério, tranqueira ou encruza -

EBÒ PARA EXÙ
 
01 peito de frango assado, farofa feita com azeite de dendê, vela preta e vermelha, cigarro ou charuto, rosas vermelhas (se for Pomba-Gira), vela de magia, um prato de barro, vela branca e uma bebida de boa qualidade.
Este Ebó deverá ser entregue no reino do Exú.
 
GRANDE LAVAGEM
Quarta preparação do Filho de Fé, só poderá ser feita se o médium tiver todos os Guias com Ponto Riscado e Cantado e após sete anos como Pai Ou Mãe Pequeno.
MATERIAL
Þ águas: trovoada, chuva, rio, cachoeira, mar, dique e benta.
Þ Sete toalhas bordadas ou pintadas, uma para cada Orixá
Þ Sete socas de milho com a palha
Þ Sete pedaços de fita, uma de cada cor do Orixá.
Þ Sete alguidar
Þ Sete pembas
Þ Sete taboas
Þ Sete ponteiros
Þ Sete caixas de defumador
Þ Sete velas de 7 dias
Þ Vela preta e vermelha de sete dias e preparar o Ebó para o Exú com vela de magia.
O chefe de terreiro prepara todo o material para a cerimônia da lavagem de cabeça do médium.
O preceito é de vinte e um dias.
COROAÇÃO
Quinta e última preparação do médium pelo Chefe de Terreiro. A coroação é feita no último dia do retiro espiritual. Após o preceito da grande lavagem o médium se retira por sete dias no sétimo dia é feita a coroação do médium como Chefe de Terreiro.
O retiro espiritual será coordenado pelo Chefe do Terreiro, juntamente com um Cambone.
 
MATERIAL
Þ Retiro espiritual por sete dias, no terreiro.
Þ Roupa de cama toda branca.
Þ Toalha de rosto e banho da cor do Guia de Frente ou branca.
Þ 7 caixas de defumador
Þ Sete pacotes de vela um de cada cor.
Þ Comida de santo para sete dias.
Þ Coroa (confeccionada de acordo com o gosto do médium) para o Guia de Frente.
Þ Roupa Social para o Guia de Frente
Þ Roupa para cada Guia com o ponto bordado ou pintado.
Þ flores
Þ Galhos verde
O médium deve oferecer um coquetel para seus convidados.
Durante a preparação da grande lavagem e da coroação, o Chefe do Terreiro passará ao seu Filho de Fé e futuro Chefe de Terreiro os “segredos da Umbanda”.
A Coroação é feita pelo Guia de Frente do Chefe do Terreiro.
Todas as preparações serão sempre no mês de Fevereiro.